facebook_pixel

Blog


Financiamento imobiliário: o que é e porque contar com uma assessoria

A DNA imóveis disponibiliza o serviço de análise de crédito, sem custo, durante o processo de financiamento

Publicado em 20 de Junho de 2023 às 03:20 PM

 

Quem não quer um lar para chamar de seu, não é? O sonho da casa própria continua sendo o desejo da maioria das pessoas. Além de sair do aluguel, fazer um investimento e construir um patrimônio é uma forma de investir em seu futuro. 

 

Uma boa opção para que esse sonho se realize é optar por um financiamento imobiliário. Por isso, grande parte da população tem recorrido aos bancos, em busca de recurso para conseguir o seu lar. 

 

De acordo com Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), apenas nos primeiros quatro meses deste ano, o volume financiado somou R$ 51,2 bilhões.

 

Você sabe como funciona o financiamento imobiliário? Para responder essas e outras dúvidas, a DNA Imóveis preparou esse guia, veja.

O que é financiamento imobiliário?


É um modelo de empréstimo voltado para a compra de uma casa ou apartamento, tanto novo quanto usado. O valor é pago por meio de parcelas acrescidas de juros e correção monetária. Tem um prazo para quitação, de até 35 anos.

 

É possível conseguir opções de crédito que cobrem até 90% do valor necessário para a compra. Sendo que os bancos costumam aceitar que os clientes comprometam até 30% da renda mensal familiar.

 

O prazo médio para a liberação de um financiamento é de cerca de 40 dias, contando do início do processo até a assinatura da escritura. Com o crédito, o contrato de financiamento com a instituição é assinado. Ele tem valor legal de escritura. Mas antes, o banco vai pedir uma avaliação do valor do imóvel, feita por uma empresa terceirizada indicada pelo próprio banco. 

 

Acordados os termos do contrato, banco, vendedor e comprador assinam o documento, que deve ser enviado ao Cartório de Registro de Imóveis competente, depois do pagamento de custas cartoriais e do ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis). Feito esse registro, o banco pode liberar o dinheiro ao vendedor em até 5 dias uteis. 

 

É importante lembrar que, além do valor emprestado pelo banco corrigido pela Taxa Referencial ou IPCA, você vai pagar, em cada parcela, um percentual de juros, seguros obrigatórios e taxas administrativas.

Como conseguir financiamento imobiliário?


De modo geral, é preciso ter 18 anos ou mais, comprovar ter renda suficiente para pagar as parcelas e estar com o cadastro de pessoa física (CPF) regularizado. 

Quais documentos são necessários para um financiamento?


Os documentos podem mudar, mas, em geral, elas pedem, CPF, o RG, a carteira de trabalho, comprovantes de renda, do estado civil e de residência, bem como a declaração do imposto de renda.

É possível antecipar parcelas de um financiamento imobiliário?


Sim, é possível e tem como consequência diminuir o prazo acertado com o banco. Existe a possibilidade de abater do valor das parcelas ou diminuir o número de parcelas (nesse caso, a prestação não diminui, e sim, o tempo).

O que acontece se não pagar o financiamento imobiliário?


Quando alguém entra num financiamento, ele firma uma garantia hipotecária ou por alienação fiduciária. Na primeira, a propriedade da casa ou apartamento é do comprador. Caso ele não pague o financiamento, o banco pode cobrar a dívida através de uma execução judicial. Já no segundo caso, que é a forma mais utilizada nos contratos, a posse do bem é do credor. Na falta de pagamento, ele pode levar o imóvel a leilão.

 

Cheio de regras e detalhes, o financiamento imobiliário não é algo trivial. É por isso que optar por uma assessoria de crédito é uma boa ideia. Você não precisa passar por isso sozinho. A DNA pode te ajudar!

 

No primeiro momento, nosso analista vai até você para uma conversa inicial, onde ele vai entender melhor seu perfil e o que procura para seu financiamento. Após, é feita a simulação do seu crédito e as condições do seu contrato com os principais bancos. 

 

Feito isso, nosso especialista vai retornar com as propostas dos bancos, para que escolha a que mais estiver dentro da sua pretensão. 

 

A DNA disponibiliza esse serviço de análise de crédito 100% gratuito. Todo o processo foi pensado para eliminar as dores de cabeça mais comuns.

 

Voltar