Notícias


Taxa selic e o financiamento imobiliário

Publicado em 27 de Agosto de 2021 às 10:07 AM

A pandemia do Coronavírus, por si só, tem trazido uma série de transformações à sociedade e à economia em todos os âmbitos. E não seria diferente no mercado imobiliário. A mudança do que os potenciais compradores de imóveis buscam, é perceptível. Além disso - tivemos o primeiro aumento da SELIC para 5,25% desde a queda histórica. Será que é um bom momento para comprar e vender imóveis?

 

Com o aumento da SELIC muitos começaram a questionar se ainda vale comprar imóveis através do financiamento imobiliário. Afinal, a SELIC influencia diretamente no valor das parcelas da negociação. Hoje, vamos esclarecer suas dúvidas para que você não perca tempo e corra atrás daquele apartamento que está na sua lista de favoritos.

 

O que é a SELIC? A taxa SELIC é a taxa básica de juros do Brasil e isso tem tudo a ver com financiamento de imóveis! Depois do boom imobiliário de 2008, a taxa Selic aumentou consideravelmente, fazendo o financiamento uma opção trabalhosa em termos de quitar dívidas. Em 2020, com a pandemia da COVID 19, a SELIC entrou em baixa histórica no Brasil e muitos aproveitaram para vender e comprar imóveis, percebendo um momento bem favorável para negócios.

 

É válido ressaltar que, independente do valor da SELIC, investir em imóveis é investir em segurança, visto que são uma opção rentável e sólida de alocar capital.

 

Para quem deseja comprar imóvel através do financiamento, a SELIC vai impactar diretamente no valor do juros das parcelas. Ou seja, quanto mais baixa a SELIC, menor o juros e quanto mais alta, maior o juros. Especialistas alertam que a SELIC ainda há de crescer até o final de 2021 — chegando possivelmente a 7,25%, aumentando os juros de financiamento imobiliário.

 

Para responder a dúvida inicial: sim, esse é o momento de comprar o seu imóvel através do financiamento. É preciso aproveitar a SELIC ainda em baixa para investir no apartamento que está nos seus favoritos o quanto antes porque o financiamento vai ficar mais caro com o tempo.

Quer aproveitar a SELIC e comprar imóveis? Deixa com a gente. Estamos no mercado imobiliário desde 1995 e temos uma ampla carteira de clientes e imóveis na Zona Sul do Rio de Janeiro. 

Voltar